Puerto Madero - Buenos Aires, Argentina
Sou um amante de viagens. Como arquiteto apaixonado pelo trabalho como sou, prefiro viagens onde eu possa visitar e ver ao vivo e a cores, prédios e locais históricos ou contemporâneos. Em fevereiro desse ano, tive a oportunidade de viajar para Buenos Aires, e finalmente conhecer uma obra de um arquiteto espanhol que me empolga (bah!! Como me empolga): Santiago Calatrava. Em Puerto Madero, conheci a Puente de la Mujer, ponte estaiada e única obra do arquiteto na América do Sul (até o momento). Conheci o famosíssimo Puerto Madero e fica uma pergunta muito persistente na minha cabeça:
Porque um Puerto Madero não sai em Porto Alegre??
Sou porto-alegrense, e gosto demais de muitos aspectos da nossa capital. Entretanto nunca entendi 100% porque Porto Alegre não revitaliza um porto subutilizado. O Estuário Guaíba (ou Delta ou Rio) foi uma hidrovia que possibilitou a fundação da cidade com a chegada de 60 casais do Arquipélago de Açores. O Rio da Prata foi o canal de entrada de navios espanhóis e às suas margens foi estabelecido o primeiro forte, que originou a cidade de Buenos Aires (ponto exato onde atualmente está a Casa Rosada - sede do Governo Federal Argentino). O Rio da Prata possui um pôr-do-dol de tirar o fôlego. E o Guaíba? Nem preciso dizer que é um cartão postal. Então porque Buenos Aires construiu Puerto Madero e Porto Alegre abandona seus galpões tombados pelo Patrimônio Histórico?
O porto, segundo a Constituição Federal, é território da União, então ela deve organizar e gerir projeto nesse local. Daí surge que a primeira explicação poderia ser o poder econômico. Analisando o Ranking Econômico Mundial atual, o Brasil é a 7a. maior economia do planeta, enquanto a Argentina é 29a. Dinheiro então há!
Analisando com mais detalhes, Puerto Madero é feito de medidas relativamente simples, nada faraônico. Os galpões do porto foram restaurados e revitalizados. Foram estimulados usos comerciais, prestadores de serviço e residenciais, tudo zoneado com critérios estudados anteriormente. A minha opinião como profissional e brasileiro crítico é bem clara. O excesso de burocracia, corrupção e uma certa dose de baixa auto-estima, impede projetos dessa qualidade arquitetônica vingarem na nossa Porto Alegre.
Ouço e leio notícias da revitalização do porto gaúcho há décadas. No ano passado foram iniciados trabalhos de restauração dos galpões. Entretanto a iniciativa privada que pretendia instalar unidades comerciais, desistiu do projeto. Simplesmente porque Governo Federal, Governo Estadual e Prefeitura não tem interesse, e um atrapalha o outro.
É triste ver a Porto Alegre ignorar um potencial altíssimo de turismo, negócios, geração de trabalho e renda. Em Buenos Aires, todo o investimento no porto que estava abandonado, gerou uma mudança real na cidade. Hoje os prédios mais altos e as sedes de organismos internacionais, assim como lar da alta sociedade portenha, é em Puerto Madero. Espero que um dia eu veja isso acontecendo em Porto Alegre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário