Apresentação

Bem vindo ao meu blog! Este blog reúne alguns de meus trabalhos já realizados, projetos em andamento e notícias da área. Você vai encontrar muita informação e dicas sobre arquitetura, projetos e estruturas metálicas.


segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Placas Cimentícias


As placas cimentícias são componentes industrializados, a fim de substituir as camadas de chapisco, emboço e reboco. Elas são chapas lisas fabricadas em fibrocimento (cimento, areia e fibra de vidro), surgiram no mercado nacional na década de 70, mas a partir da década de 90 tiveram sua utilização mais difundida. As placas cimentícias são vendidas no Brasil com todo um conjunto de acessórios fundamentais para a instalação correta, e são vendidas mais comumente nas medidas de 1,20m de largura e 2,40m ou 3m de comprimento, com espessuras de 6mm, 8mm, 10mm ou 12mm. Por ser um elemento fabricado em série na indústria e pelas suas características, as placas são utilizadas como revestimento externo para construções no sistema Light Steel Framing (LSF). Sua utilização aumenta a produtividade da mão-de-obra de execução dos acabamentos, e o resultado final é uma qualidade muito superior em termos de planicidade e homogeneidade.


Locais indicados para aplicação
*Light Steel Framing / Wood Framing
*Paredes de revestimento
*Divisórias externas e internas
*Forros
*Platibandas
*Beirais
*Oitões
*Shafts
*Fechamento de vãos de ar condicionado
*Fechamento de tubulações

Locais impróprios
*Locais submersos em água, ou outros líquidos ou óleos
*Locais expostos a substâncias químicas corrosivas
*Saunas ou piscinas térmicas
*Revestimento de churrasqueiras, fornos ou áreas com incidência de altas temperaturas
*Revestimento interno de câmaras frias

O sistema de Placas Cimentícias
Além das placas propriamente ditas, há todo um sistema composto de acessórios e massa cimentícia, que são vendidos juntamente na hora da compra. Somente o sistema completo, garante os benefícios de se usar este revestimento. Segue abaixo a lista dos principais acessórios.


Membrana Hidrófuga: Diretamente em cima das chapas de OSB ou sobre os perfis do Light Steel Framing é aplicada uma membrana flexível que tem como principal função impedir a entrada de água (no estado líquido) de fora para dentro da parede, mas possibilita a passagem do vapor d água (estado gasoso) de dentro para fora. Este elemento é o que garantirá a não ocorrência de migração da umidade do ambiente externo para o interno da edificação.

- Parafusos de fixação: No Light Steel Framing todas as placas cimentícias são aparafusadas com parafusos de aço zincado, a fim de evitar corrosões. As fixações são feitas a partir da placa cimentícia na chapa OSB ou diretamente no perfil de aço da estrutura. para cada um dos casos citados há um parafuso apropriado.



- Cantoneira de PVC: Acessório composto por uma cantoneira perfurada de PVC e uma tela de fibra de vidro. A função dela é a de reforço nos cantos, seja devido a mudança de fachada (nos cantos entre as fachadas), seja por detalhes dentro da mesma fachada (saliências ou reentrâncias) ou ainda nos cantos dos vãos das esquadrias. Os cantos das placas das extremidades são pontos suscetíveis a pequenas quebras, o que pode ocasionar dificuldade de execução do acabamento final ou até infiltrações.

- Pingadeira de PVC: Acessório composto por um perfil perfurado de PVC e uma tela de fibra de vidro. A função dela é a coleta da condensação da água, ou seja a umidade interna, que é recolhida e levada para longe do perfil de aço e dos ambientes internos. Isso ajuda de maneira definitiva a evitar patologias como corrosão do aço, surgimento de bolores e fungos tanto na parede externa quanto na interna. A pingadeira deve sempre ser fixada na extremidade inferior da placa mais inferior da fachada ou de um elemento.


- Tratamento de juntas: As juntas entre as placas cimentícias são tratadas com dois elementos, a massa cimentícia (Base Coat) e a fita de junta (tela de fibra de vidro). O tratamento é feito de maneira que fique flexível, ou seja, que libere a dilatação e contração das placas e do aço sem o surgimento de trincas ou rachaduras. Esse fato é fundamental para que não haja infiltrações futuras.


- Tratamento de superfície: Finalmente, a última etapa é o tratamento de superfície que compõe-se de dois materiais, a massa cimentícia (Base Coat) e a tela de fibra de vidro. Esse tratamento é feito somente depois de todos os outros acessórios devidamente fixados, pois a massa de acabamento deve ser aplicada, também sobre os acessórios. Após a cura desta camada a parede está pronta para pintura, textura  ou aplicação de acabamentos finais (pedras, cerâmicas, madeiras, etc.).

!!Entre em contato com a gente!!


Telefone: (51) 3518 9401
e-mail: clique aqui

Facebook: clique aqui

Linked in: clique aqui

Instagram: clique aqui

Site: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário