Apresentação

Bem vindo ao meu blog! Este blog reúne alguns de meus trabalhos já realizados, projetos em andamento e notícias da área. Você vai encontrar muita informação e dicas sobre arquitetura, projetos e estruturas metálicas.


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Regras simples para pré-dimensionamentos de vigas!!

Existem algumas regras simples e diretas que nos ajudam a pré-dimensionar os elementos estruturais, sejam eles em concreto armado ou metálico. Estas regras geram dimensões, como a altura por exemplo, muito próximo da realidade do cálculo estrutural e auxilia o arquiteto em um projeto no qual o prazo é muito curto. Isso propicia um ganho de tempo real e um projeto arquitetônico próximo do projeto estrutural. 

Vigas
A altura de uma viga, dentro das condições colocadas, varia entre 1/10 e 1/20, para o concreto armado, e entre 1/15 e 1/25, para vigas em aço, da distância entre pontos de momento nulo.

Vigas Simples:

Nesse caso a distância entre pontos de momento nulo é o próprio vão da viga. Assim a altura estimada para a viga é de 1/10, para o concreto, ou 1/15, para o aço, e a largura é de um meio tijolo (22 cm ou 12 cm), utilizando o limite superior.

Vigas em Balanço:
Para as vigas em balanço a distância entre pontos de momento nulo é considerada 2L. Assim, a altura de uma viga em balanço é de 1/10 ou 1/15 do dobro do vão.

Vigas Contínuas:
No vão externo de uma viga contínua temos um ponto de momento nulo, que é o próprio apoio, e o segundo situa-se, aproximadamente, a 0,1 do segundo apoio, dando uma distância entre apoios de 0,9 de L1. No vão interno temos 0,1 de L2 para cada lado, dando uma distância entre pontos de momento nulo de 0,8 L2, conforme representado na figura. A distância do apoio ao ponto de inflexão tomamos como 0,1 , sendo este um valor conservador.
Para vigas engastadas em ambos os apoios esse valor é da ordem de 0,2. Recomendo ficar com o valor de 0,1. Esse procedimento justifica-se porque entre pontos de momento nulo esse trecho se comporta como uma viga simples apoiada. Os valores sugeridos de 0,9 e 0,8 do tramo, fornecem momentos fletores para a viga simplesmente apoiada, entre o máximo positivo e o máximo negativo, ficando mais próximo do máximo negativo.

Entretanto, devemos lembrar que muitas vezes, mesmo a viga resistindo, ela pode apresentar flecha incompatível com sua função. Isso é tanto mais verdade quanto maior o vão a se vencido pela viga. Devemos ficar sempre próximos ao limite que fornece a maior altura para que a previsão de dimensão contemple as flechas. Assim temos:
Concreto: 1/10 >= h >= 1/20
Aço: 1/15 >= h >= 1/25

Flechas Admissíveis nas Estruturas:
para carga permanente      f mrx = L / 300
para carga móvel               f mzx = L / 500
sendo L = vão da viga

Nenhum comentário:

Postar um comentário