Painéis estruturais e não-estruturais podem ser conformados em uma variedade de superfícies curvas e aberturas em arcos.
Para a construção de paredes curvas é necessário que as guias, ou perfis, superiores e inferiores sejam cortados a intervalos de aproximadamente 5cm em todo o comprimento da curva. Assim é possível curvar as guias, ou perfis, uniformemente até obter o raio desejado. Porém as curvas não devem ser muito fechadas. Para manter o raio de curvatura e reforçar a guia uma fita de aço galvanizado deve ser fixada na face externa da guia, através de parafusos ou de "clinching" e só depois devem ser fixados os montantes. Para a montagem do painel, o mais adequado é que ele seja montado no local, pelo método "stick", ou seja, primeiro fixa-se a guia inferior e superior no piso e na laje respectivamente, na conformação da curva e colocam-se os montantes no espaçamento de acordo com o cálculo estrutural.
Como esses procedimentos geralmente são trabalhosos e demandam tempo, existem no mercado norte-americano perfis U de aço galvanizado flexíveis que se assemelham a vértebras, e que se moldam facilmente a qualquer curvatura ou formato ondulado, proporcionando uma montagem muito mais rápida e segura.
Aberturas em forma de arco podem ser construídas de um painel estrutural ou não-estrutural, onde um perfil U tem as mesas cortadas de forma a possibilitar a flexão do perfil no raio ou curvatura exigida no projeto. Mãos-francesas são fixadas na verga ou guia de abertura e nas ombreiras para possibilitar a fixação do perfil. Do mesmo modo que os painéis curvos, perfis flexíveis podem ser usados para agilizar o trabalho de montagem.
Devido a sua versatilidade, projetos em Light Steel Framing possibilitam diversas formas arquitetônicas. Cabe ao arquiteto interagir com o profissional responsável pelo cálculo para que as soluções estruturais concretizem as propostas do projeto.
Fonte: Manual de Construção em Aço - Steel Framing: Arquitetura
Nenhum comentário:
Postar um comentário