As lajes são estruturadas a partir de perfis com dimensões de alma de 200mm ou com vigas treliçadas. Para a composição da laje deve ser considerada a estrutura mais a composição de laje seca ou laje mista.
Laje Seca
Estrutura de laje: Perfil M200 mm, Perfil M250 mm, Treliça 400mm.
Placa: OSB 18,3mm, Painel Mezanino 23mm, Painel Mezanino 40mm.
Revestimento / Acabamento: Para laje seca são utilizados pisos vinílicos, carpetes ou outro tipo de piso seco.
Laje Mista
Estrutura de laje: Perfil M200 mm, Perfil M250 mm, Treliça 400mm.
Placa: OSB 18,3mm, Painel Mezanino 23mm, Painel Mezanino 40mm.
Contrapiso: Argamassa com 30 até 50mm com impermeabilização ou não.
Revestimento / Acabamento: Piso cerâmico, porcelanato, piso vinílico (para este caso não há restrição).
Para áreas externas ou ambientes úmidos, é necessária a impermeabilização, ou seja, necessariamente laje mista. Nas lajes mistas os painéis do pavimento superior podem ser montados diretamente sobre o OSB ou sobre o contrapiso. Segue abaixo a tabela com as especificações mais usuais para as lajes em LSF, considerando também o espaçamento do entre-forro mínimo de 150mm.
Forro sob laje
Em projetos onde há necessidade de vigas para o apoio da laje, estas são alocadas no entreforro para não interferir no projeto arquitetônico. Portanto a atura do rebaixo do forro deve ser geralmente de 250mm, onde há espaço para passagem de vigas e também espaço suficiente para a passagem de tubulações. estes casos podem alterar as fachadas da edificação quando a viga precisar ultrapassar a parede externa para formar lajes em balanço.
Em geral, considerar o forro com no mínimo 150mm de distância da face inferior dos perfis da laje. essa folga é considerada para a passagem de tubulações e fiações.
Lajes em balanço
Para lajes em balanço é necessária a previsão de apoios de paredes ou vigas, paralelas entre si, para formar lajes em balanço, não superiores a 2,0m, configurando apenas um sentido dos perfis.
Nos balanços de laje em L, uma face deve ter no máximo 1m para que ps perfis possam ser engastados. Vãos de laje maiores que 7,0m devem ser muito bem estudados, para que a arquitetura não seja limitada por fatores estruturais.
Área técnica
A laje técnica deve possuir uma conexão com a fundação, de modo a transferir seus esforços através de paredes ou vigas, pois possuem cargas dos equipamentos que devem ser transferidas a fundação. A laje técnica pode ser mista ou seca, dependendo da especificação de cada projeto.
Fonte: Manual Smart de Arquitetura para Steel Framing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário