Apresentação

Bem vindo ao meu blog! Este blog reúne alguns de meus trabalhos já realizados, projetos em andamento e notícias da área. Você vai encontrar muita informação e dicas sobre arquitetura, projetos e estruturas metálicas.


sábado, 20 de agosto de 2016

Afinal.... Porque construir com estrutura metálica (muito além dos argumentos comuns)


Porque gastar desnecessariamente mais com materiais e mão de obra? Porque desperdiçar tanto? Recentemente, na feira Construsul, feira que ocorreu de 03 a 06 de Agosto em Novo Hamburgo - RS e da qual participei como expositor, conversei com muitos profissionais. Um arquiteto comentou a mim que a cada 3 casas populares que ele executa, ele perde (em desperdício de materiais) o equivalente ao valor de uma casa. Isso equivale dizer que o desperdício é de 33%!!! Como podemos desperdiçar 33% do que utilizamos? Como podemos ter tanto descontrole? Levando em conta, ainda mais os tempos de crise que vivemos, o assunto se torna ainda mais urgente. Neste post compartilho experiências teóricas e práticas de quem já trabalha com aço há mais de 10 anos.





Pré-fabricação (resolver a obra em ambiente controlado)
Todo profissional e interessado da área, sabe que o canteiro de obras é um ambiente de produção artesanal, onde as paredes, lajes, estrutura, acabamentos , dentre tantos outros elementos, são produzidos para o caso específico e no local específico. Isso obrigatoriamente gera um desperdício muito elevado de materiais e horas de trabalho. 
As estruturas metálicas são fabricadas e pré-montadas em ambiente controlado de furação, solda, jateamento, galvanização e pintura. Há variados processos avançados de verificação da integridade do processo . O resultado prático para a obra, principalmente é a garantia que a diferença entre o que foi projetado e o que foi executado é baixíssima. Por exemplo, imagine uma obra com pilares e vigas e sobre as quais serão instaladas esquadrias de alto padrão, com vidros temperados e película protetiva à radiação solar. Cada centímetro a mais no comprimento e na altura faz toda a diferença nos custos. Levando isso em consideração, imagine que a tolerância dimensional no canteiro para considerar que foi executado errado pode ser até 25mm para obras em alvenaria / concreto e de 2mm para obras em aço, em cada lado. Agora imagine isso nos parapeitos, revestimentos e em muitos outros itens.




Gostou? Acompanhe mais exemplos nas próximas postagens.

Precisa de um estudo, projeto ou consulta profissional? Entre em contato:


Telefone: (51) 9142 1272
e-mail: clique aqui
Facebook: clique aqui
Linked in: clique aqui
Instagram: clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário