O terceiro argumento do porque construir com estrutura metálica pode ser meio óbvio para alguns e nem tão óbvio para outros. Enfim, porque há a redução do tempo de execução da obra? De que maneira isso influencia nos custos, resultando em uma execução mais enxuta e econômica?
Primeiramente, as estruturas metálicas são projetadas e manufaturadas fora do canteiro de obras, em uma ambiente controlado, como já falado anteriormente: a fábrica. A principal consequência prática disso é que a estrutura pode ser fabricada ou manufaturada de maneira simultânea com esquadrias e fundações, por exemplo. Para isso basta que os elementos de ancoragem dos pilares/ vigas metálicas (chumbadores e insertos) sejam fornecidos e levados ao canteiro na hora da execução das fundações, antes da concretagem.
Chumbadores metálicos (detalhe típico de projeto)
Chumbadores metálicos (fabricados e estocados aguardando transporte até a obra)
Chumbadores Metálicos (no canteiro de obras, já amarrado com a armadura de vigas da fundação)
Inserto Metálico modelo 1
Inserto metálico modelo 2
Durante o processo de cura do concreto, de 28 dias, e dependendo do tamanho da estrutura a ser fabricada, o processo de fabricação da estrutura metálica pode ser iniciado e concluído. Portanto, no final do processo de cura das fundações em concreto armado, a estrutura metálica já foi fabricada e transportada até a obra. No 29° dia após a concretagem pode ser iniciada a montagem da estrutura metálica. Em Steel Frame, por exemplo a montagem de uma casa térrea de 55m² é feita em 4 dias (com uma equipe de 5 pessoas). O concreto passou pelo processo de cura de 28 dias e a estrutura da casa, paredes e cobertura, é montada em 4 dias!! O impacto gerado na obra é enorme!
Imaginemos o custo que é reduzido na casa mencionada acima, considerando que a obra foi executada em 3 meses. Caso fosse feito pelo método convencional de alvenaria de tijolos, instalações elétricas e hidrossanitárias quebrando-se as paredes e reboco comum, a obra duraria por longos 6 ou 7 meses. O custo do arquiteto/ engenheiro responsável pela obra, mestre de obras, aluguel de equipamentos (betoneira, bombas, guinchos, andaimes, caçamba de entulhos, etc) reduzido e muito.
Gostou? Acompanhe mais exemplos nas próximas postagens.
Precisa de um estudo, projeto ou consulta profissional? Entre em contato:
Telefone: (51) 9142 1272
e-mail: clique aqui
Facebook: clique aqui
Linked in: clique aqui
Instagram: clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário